tag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.comments2021-07-19T10:30:35.763-07:00Batalhão Caçadores 4610/73 Batalhão Caçadores 4610/73 1ª Companhiahttp://www.blogger.com/profile/05172474457753314863noreply@blogger.comBlogger19125tag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-66119138737224708312021-07-19T10:07:18.376-07:002021-07-19T10:07:18.376-07:00Este comentário foi removido pelo autor.fonsecahttps://www.blogger.com/profile/10293096899362967716noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-68094587800157846972021-07-19T09:57:00.930-07:002021-07-19T09:57:00.930-07:00Amigo Amaral ainda andas por estas "guerras&q...Amigo Amaral ainda andas por estas "guerras", quando nos encontramos para tomar um cafezinho?? fonsecahttps://www.blogger.com/profile/10293096899362967716noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-50004218512316152522021-04-16T05:35:50.553-07:002021-04-16T05:35:50.553-07:00Também estava nesse Niassa que abanou todo na Cais...Também estava nesse Niassa que abanou todo na Cais de Alacantara. Devo dizer que houve algum pânico e soldados que saltaram para o cais e saltaram a rede e correram pelas ruas da cidade. Não sei se voltaram ao navio. Também vi uma lancha a tirar pelo "rombo" pelo menos um corpo, não sei se ferido ou morto. Não era nenhum camarada da minha Companhia 6251/73.Eu era o Fur.Mil.de Transmissões desta Companhia e fomos parar a Mansabá. Ironicamente voltamos em Outubro 74 no mesmo Navio Niassa. O meu nome 'e Anibal Amaral.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/06914019189475132095noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-61537930122653425472020-08-30T09:01:24.543-07:002020-08-30T09:01:24.543-07:009/04/2015 ou 9/04/1974?9/04/2015 ou 9/04/1974?manuelhttps://www.blogger.com/profile/14802089893675089170noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-53641828320851317002018-06-26T15:08:54.674-07:002018-06-26T15:08:54.674-07:00FurMil Pereira C.Caç 4516
Também me encontrava no ...FurMil Pereira C.Caç 4516<br />Também me encontrava no navio, pois ia em rendição individual. Quando da explosão estava perto das escadas e em consequência da confusão que se gerou só me lembro de aparecer no caís sem ter descido as escadas.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12916350110923369289noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-7738926016047015972016-01-22T07:43:51.508-08:002016-01-22T07:43:51.508-08:00Já comentei n'outro site, eu fui um dos ferido...Já comentei n'outro site, eu fui um dos feridos, levei com o sopro da bomba, nas minhas costas, caí de uma altura de cerca de 2,5 mts, sei que em pânico me dirige para as escadas, quase que empurrado, quando cheguei ao fim esbarrei com a polícia militar a impedir que passassem, depois, bem depois tudo passou por mim e eu desfaleci, acordei no hospital militar, à força de beliscões e entrei depois no Niassa quando este já estava ao largo... foi uma odisseia que não consigo esquecer mas que a acontecer hoje não repetiria os procedimentos... vidas...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03229180611194703190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-48447131542774942012016-01-22T07:34:17.765-08:002016-01-22T07:34:17.765-08:00perdão... escrevi 2015 em vez de 1974.perdão... escrevi 2015 em vez de 1974.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03229180611194703190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-80479749398994459922016-01-22T07:33:18.692-08:002016-01-22T07:33:18.692-08:00Fui um dos feridos do Niassa no fatídico dia 9/4/2...Fui um dos feridos do Niassa no fatídico dia 9/4/2015 dia em que embarquei no niassa para longe dos meus, dia em que nasceu meu filho Ricardo Vítor e não pude estar presente, dia em que levei com o sopro da bomba nas minhas costas e cai de uma altura de 2,5 mts acordando no hospital militar com um enfermeiro CARROCEIRO,a me beliscar grosseiramente o peito para eu acordar da anestesia que à força me deram, outros tempos, outros meios,quem me dera poder esquecer, mas que houve feridos, houve eu Cabo cripto de reforço a um cripto em Nova Lamego fui um deles, aliás na minha enfermaria viajaram comigo mais 6 feridos ligeiros e sei na altura falaram-me que tinham morrido 4 africanos, verdade ou mentira só quem viu... eu não vi os mortos, pois estava no convés a despedir-me dos meus, eles não tinham ninguém de quem se despedir e contaram-me que estavam nas camaratas ou será que chamam às camaratas porão?<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03229180611194703190noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-18966778406365031192012-07-23T07:11:39.498-07:002012-07-23T07:11:39.498-07:00Ola Milene,
No 1º e 2º encontro compareceram cama...Ola Milene,<br /><br />No 1º e 2º encontro compareceram camaradas da 2ª companhia.<br /><br />O pai que entre em contacto com Custódio Rodrigues, 263 853 567 ou 965 766 536. Estamos a organizar o 3º encontro ( 29 de Setembro de 2012)<br /><br />Mais alguma informação meu contacto: bernardo.4610@gmail.com<br /><br />Cumprimentos.<br /><br />Bernardo<br />Ex. Alf. Mil<br />1ª Comp. Bat 4610/73Batalhão Caçadores 4610/73 1ª Companhiahttps://www.blogger.com/profile/05172474457753314863noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-61665457703979497392012-05-15T15:29:46.169-07:002012-05-15T15:29:46.169-07:00Ola!
Conhece alguem do 2 batalhao?
O meu pai per...Ola!<br /><br />Conhece alguem do 2 batalhao? <br />O meu pai pertenceu a esse, e gostava de conseguir algum contacto.<br /><br />Obrigada!<br />Milene SeguraMimihttps://www.blogger.com/profile/07266481577435214212noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-8599064915956446032011-06-19T14:58:21.851-07:002011-06-19T14:58:21.851-07:00No outro dia de manhã, quando acordámos já o navio...No outro dia de manhã, quando acordámos já o navio estava do outro lado do rio junto à Lisnave, para ser reparado.<br />Entretanto arderam os beliches de madeira da tropa que ia no porão, bem como todos os seus pertences.<br />Os familiares não sabiam que o navio estava em reparações, a informação que era dada na rádio e televisão era de que o navio tinha seguido viagem, o que na verdade só veio a acontecer na manhã do dia seguinte. Aí começava uma odisseia de vários dias que infelizmente teve episódios bem infelizes.<br /><br />Elias Furriel Miliciano 125166/73<br />Seguia em rendição individual.Eliashttps://www.blogger.com/profile/03465161358973488664noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-47930895302668710082011-06-19T14:52:48.541-07:002011-06-19T14:52:48.541-07:00José Elias
Eu estava a bordo e o pessoal nos prim...José Elias<br /><br />Eu estava a bordo e o pessoal nos primeiros momentos entrou em pânico, procurando sair do navio.<br />Em terra os familiares começaram aos gritos e rapidamente toda a gare de Alcântara ficou cercada por P.M. e mais tropa.<br />Desloquei-me para o lado do navio que estava virado para oo rio e esperei.Depois de as coisas acalmarem, saí e ainda tive oportunidade de falar com a minha mulher que entretanto chegou à rede exterior. Mais tarde recebemos ordem para embarcar e fomos jantarEliashttps://www.blogger.com/profile/03465161358973488664noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-35871425637276077802011-03-05T04:04:08.721-08:002011-03-05T04:04:08.721-08:00Espero que seja o reatar o contacto perdido à 36 a...Espero que seja o reatar o contacto perdido à 36 anos. Tenho pena de não ter sabido do convivio e ter estado presente. De certeza que haverá uma próxima vez. Um grande abraço.<br />José Eduardo Martins; 1º. cabo escriturário; CCSOMhttps://www.blogger.com/profile/10260117617430699868noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-37564309055403877392010-08-16T08:31:40.385-07:002010-08-16T08:31:40.385-07:00Ó Carrico a malta precisa de umas latas fresquinha...Ó Carrico a malta precisa de umas latas fresquinhas.<br />Era assim que ás vêses já depois da tasca fechar nós nos dirigia-mos ao Carrico. E este tipo raramente nos deixava pendorados.<br />Áh "ganda" Carrico.piranhahttps://www.blogger.com/profile/09080474814818654940noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-57457309560146537482010-07-24T02:10:44.614-07:002010-07-24T02:10:44.614-07:00Ao Luis Graça,C.Vinhal,E:J:Magalhaães Ribeiro, Vit...Ao Luis Graça,C.Vinhal,E:J:Magalhaães Ribeiro, Vitor Briote e ao Custódio Rodrigues, a minhas desculpas pelo engano, afinal eu o meu camarada estavamos enganados no número de batalhão, não pertencia-mos ao vosso mas sim ao 4615/73 que de facto embarcou no Niassa em Setembro de 1973 onde não houve nenhum explosivo, regressamos em Setembro de 1974. Assim peço-lhes que retirem deste blogue de 8-Junho esse número que é vosso (o seu a seu dono o meu), assim já todos os militares da CCS que se procuram para se fazerem convivios deste batalhão podem ficar com os meus dados Telem.936228759.<br />Uma braço<br />João Choupana <br />ex-1º. Cabo Esct.C.C.S.4615/73<br /><br />24 de Julho de 2010 02:05João Choupanahttps://www.blogger.com/profile/08441502175442178521noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-88785155002677265952010-07-13T04:36:10.561-07:002010-07-13T04:36:10.561-07:00tou ou não um puto muito giro ??????
beijinhos pa...tou ou não um puto muito giro ??????<br /><br />beijinhos para todosトモコ ドゥアルテhttps://www.blogger.com/profile/14970687902690354597noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-76445544823944770792010-07-08T08:21:17.086-07:002010-07-08T08:21:17.086-07:00Caros amigos e companheiros.
Após várias tentativa...Caros amigos e companheiros.<br />Após várias tentativas de conseguir deslendar,o batalhão ao qual pertenci chego à conclusão, que na altura desse regime tudo servia para enganar Português (lamentável) batalhões com os mesmos números formados no mesmo Quartel(opinião minha) o que era hoje amanhã já não era, era o regime.<br /> Vamos deixar isso e vamos ao que interessa.<br /> Eu, João Choupana nº. mec.183772/72, 1º. Cabo Escrt. do Batalhão de Caçadores 4610/73 formado no R.I.16 de Évora seguiu em camionetas para Lisboa embarcou no Niassa, após chegar à Guiné seguiu para o Cumoré a fim de fazer a tal intrucção daí partiu com rumos diferentes as outras 3 Companhias a C.C.S.(Companhia de Comando e Serviços) ficou fixada até 1974 data da entrega ao PAIGC em Teixeira Pinto à qual pertenci fazendo parte da secretaria de Comando tendo como Comandante de Batalhão o Ten.Coron.QP Nuno Cordeiro Simões, 2º. Comand.QP Manuel Luis dos Santos Correia, Comand. da C.C.S. Cap. Flores<br />o resto do nome não me recordo, afinal companhei-ros dessa altura onde andam. Um abraço<br /> João ChoupanaJoão Choupanahttps://www.blogger.com/profile/08441502175442178521noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-6717949795169456602010-06-14T12:10:32.081-07:002010-06-14T12:10:32.081-07:00"Passados alguns momentos ouve-se um grande e..."Passados alguns momentos ouve-se um grande estrondo, acompanhado de um balançar do navio."<br /><br />Mal senti o estrondo, ainda se encontravam as escadas encostadas e estava junto a elas.<br /><br />Como não tinha família ali presente fui o primeiro e o único a sair nem entrar deste barco, partir daí ninguém pôde sair devido ao apuramento da causa do acidente.<br /><br />Cumprimentos, <br /><br />António Bernardo - Nº 00457873António Bernardohttps://www.blogger.com/profile/04848547393808256389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1749417539733417743.post-54221862242700525772010-01-24T09:41:41.427-08:002010-01-24T09:41:41.427-08:00É só joventude. E já lá vão 35 anos . Temos que fa...É só joventude. E já lá vão 35 anos . Temos que fazer um reencontro e uma grande almoçaradamanuelhttps://www.blogger.com/profile/14802089893675089170noreply@blogger.com